Jaru Online
Jaru, 25 de abril de 2024

Brasil adota dose única da vacina contra febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaru (Semusa) informa a toda população que o Ministério da Saúde mudou a recomendação nacional para o número de doses de vacina contra a febre amarela.  A partir de agora, a determinação é a aplicação única para as áreas com exigência de vacinação em todo o país.

Antes, a indicação era que moradores das áreas com recomendação, e quem fossem viajar a estes locais, tomassem uma dose da vacina e, após 10 anos, recebessem um reforço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já pedia apenas uma única aplicação – o Brasil era o único país do mundo que ainda exigia a dose extra.

O Ministério da Saúde também está preparando a rede pública para um possível fracionamento das doses da vacina. Se adotada, a medida servirá para conter a expansão da doença nas regiões metropolitanas que precisarem de bloqueio.

Até esta quarta-feira (5), foram notificados cerca de 2 mil casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 450 continuam em investigação, 586 foram confirmados e 951 descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 190 confirmados, 49 em investigação e 43 descartados. Os últimos casos de febre amarela urbana ocorreram em 1942, no Acre.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas – seja por doenças ou medicamentos e alergia à proteína do ovo, ou à gelatina ou ao antibiótico eritromicina.

Segundo informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o risco da doença em Rondônia é baixo, mas não inexistente.

 

thumbnail_31579077623_ec3e86dc20_c

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Jaru

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR