Arroz brasileiro pode entrar no mercado dos EUA isento de imposto de importação

Arroz brasileiro pode entrar no mercado dos EUA isento de imposto de importação

O importador norte-americano que comprar arroz parboilizado brasileiro estará isento de pagar o imposto de importação para este produto, que seria o equivalente a 11,2%. A medida foi garantida após a sanção do Projeto de Lei que renova o programa do Sistema Geral de Preferências (SGP), pelo presidente norte-americano Donald Trump, em 23 de março. O prazo vai até 31 de dezembro de 2020.

 

– Os EUA é um dos principais mercados de exportação para o arroz brasileiro. A qualidade do nosso produto é reconhecida pelos importadores e consumidores. Amparado pelo SGP, ganhamos força de competitividade no mercado norte-americano – explica o presidente da Abiarroz, Elton Doeler.

 

De acordo com o gerente do projeto Brazilian Rice, Gustavo Ludwig, a exportação do arroz brasileiro em geral aos EUA representa 20 mil toneladas/ano, enquanto o parboilizado soma uma média de nove mil toneladas/ano desde 2015.

 

– O SGP é um benefício para alguns países em desenvolvimento, mas não é só por isso que estamos lá; desde 2014 o projeto realiza ações de mercado possibilitando aos exportadores brasileiros, maior acesso aos importadores norte americanos – complementa Ludwig.

 

A diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, relata que esta sempre foi uma pauta importante para o setor e uma das principais bandeiras defendidas pela entidade.

Comentários