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Jaru, 16 de abril de 2024

Aluna de Ariquemes representará RO na Olimpíada de Língua Portuguesa

Após conseguir se classificar nas etapas escolar, municipal e estadual, a estudante Regiane Francisca Lopes, de 17 anos, irá disputar a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016. Com o tema ‘O lugar onde vivo’, a iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação e está na 5ª edição. A jovem cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Heitor Villa-Lobos em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. A próxima etapa será realizada em São Paulo (SP) entre os dias 25 a 27 de outubro.

Com a dissertação “Mansão dos abandonados”, a estudante descreve os problemas causados pelas obras paralisadas do Teatro Municipal de Ariquemes. Regiane conta que a sua classificação foi uma surpresa, pois sempre sentiu dificuldades em escrever redações, mas que graças à ajuda dos professores e as pesquisas realizadas, conseguiu obter destaque em todas as etapas.

“Eu faço um curso de artes cênicas e vejo a necessidade que se tem de um teatro de grande porte aqui em nosso município e procurei colocar todo esse meu sentimento na redação. Para confeccionar o texto, a professora trouxe o procurador geral do município, onde ele explicou os motivos e causas para as obras ficarem paralisadas e qual a culpa da gestão, além das pesquisas sobre notas referentes ao teatro”, comenta a estudante.

Regiane Francisca Lopes, de 17 anos, irá disputar a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Regiane Francisca Lopes, de 17 anos, irá disputar
a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa
2016 (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Orgulhosa com a conquista, a professora Rosemeri Stangue relatou ao G1 que na etapa escolar, a redação de Regiane Lopes conseguiu classificar em primeiro lugar após concorrer com outros 120 textos.

“Os alunos foram convidados a fazer uma reflexão sobre os problemas locais e transcreverem na redação, onde os quatro 3º anos do Ensino Médio escolheram uma questão polêmica. Todos os textos foram corrigidos e 12 deles foram para a comissão escolar e o texto da Regiane foi o escolhido, depois seguiu para a comissão municipal e estadual, onde também a redação dela foi escolhida”, comemora.

Na etapa regional que será disputada, Rosemeri explica que a dissertação da aluna irá concorrer com outros 125 textos. Para a professora, a Olimpíada foi de grande importância para os alunos, pois despertou a consciência crítica acerca dos problemas sociais encontrados na cidade. “Não foi um tema distante dos alunos, pois faz parte do cotidiano de cada um deles. A partir disto, eles passaram a refletir a respeito do assunto e ouviram as pessoas que são contra e a favor para construir o artigo de opinião”, detalha.

Seguindo o cronograma do concurso, a estudante e a professora passarão três dias em São Paulo, onde participam em um programa de formação para ambos. Em meio ao aprendizado, os alunos participarão de debates e precisam escrever um novo artigo para concorrer fase nacional da Olimpíada. Caso ela seja classificada, a redação poderá concorrer com outros 38 trabalhos na fase final do concurso que acontece em novembro.

Regiane Francisca Lopes, de 17 anos, irá disputar a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 (Foto: Jeferson Carlos/G1)Regiane Francisca Lopes, de 17 anos, irá disputar a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Livro com as melhores redações
O diretor da Escola Heitor Villa-Lobos, Gildo Ivo Batisti, conta que as 23 melhores redações foram publicadas em um livreto da instituição de ensino. “Pela terceira vez na Olimpíada, nossos alunos foram vencedores na etapa estadual, então achamos conveniente realizar uma noite de autógrafos e presentear os estudantes que tiveram as melhores redações com o livro, para que eles tenham por toda a vida esta conquista”, venera.

O diretor ainda relata que uma edição do livro foi entregue aos futuros gestores do município para que eles saibam o que cada jovem de nossa escola estão vendo sobre a cidade. “Desta forma eles poderão analisar de forma direta o que os alunos sugerem para que Ariquemes se torne cada vez melhor e que possamos ter um ambiente legar para nós vivermos”, finaliza.

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