Ação do deputado Marcelino leva calcário a agricultores de Ouro Preto, Teixeirópolis e Urupá

Ação do deputado Marcelino leva calcário a agricultores de Ouro Preto, Teixeirópolis e Urupá

Na última sexta-feira (6), pequenos produtores que fomentam a agricultura familiar em Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis e de Urupá começaram a receber os benefícios do programa Mais Calcário, fruto de gestão política do deputado Marcelino Tenório que solicitou o minério para correção de solo, e disponibilizou emendas parlamentares de recurso financeiro para o transporte da usina localizada em Espigão do Oeste até os municípios.

Cada município terá direito a 1.000 toneladas de calcário fornecido pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, e o deputado Marcelino garantiu as emendas para viabilizar o transporte do minério, tendo em vista que as prefeituras não têm recurso para essa finalidade.

A Estância Turística de Ouro Preto do Oeste recebeu a primeira remessa de 350 toneladas que será distribuída a chacareiros cadastrados em associações, segundo informa Angelina Malinowski, titular do Departamento de Agricultura da administração municipal, que ficará responsável pela distribuição e de prestar assistência técnica nas aplicação do calcário no solo.

Para o município de Urupá, Marcelino Tenório destinou R$ 40 mil para o transporte de 350 toneladas de calcário que já está sendo distribuído para cerca de 120 agricultores utilizarem na correção de solo a fim de conseguirem mais produtividade nas lavouras de café e cacau, no melhoramento das pastagens para produção de leite e obterem melhorais na piscicultura.

Para os agricultores de Teixeirópolis, foram entregues 280 toneladas de calcário e o minério já começa a ser distribuído pela equipe da Secretaria de Agricultura do município, sob a coordenação do secretário Salvador José de Araújo.

Originalmente o Programa Mais Calcário é executado numa parceria entre o Governo do Estado, que doa o minério, e as prefeitura, que se responsabilizam pelo transporte do mesmo entre a Usina os respectivos municípios.

Entretanto, sensível à dificuldade financeira enfrentada pelos municípios da região, o deputado Marcelino Tenório alocou recursos para os municípios recebe, sem qualquer custo, as suas cotas de calcário. “O produtor quer trabalhar e produzir, só precisa de apoio. A distribuição de calcário é a primeira ação de muitas que realizamos em prol do setor produtivo da região”, comentou o Deputado.

A antiga Cibrazem em Ouro Preto foi escolhida para armazenagem do calcário por ter todas as condições para garantir a qualidade do minério, inclusive com proteção contra chuvas.