7 motivos para seu filho jogar “Minecraft”

7 motivos para seu filho jogar “Minecraft”

Um dos games mais vendidos de todos os tempos, “Minecraft” já é parte da vida de milhões de jovens e crianças. Mas ainda há muitos pais que se questionam se a brincadeira pode ser saudável para seus filhos e filhas.

Ainda que com parcimônia, “Minecraft” pode ser aproveitado para incentivar pensamento criativo, trabalho em equipe e até mesmo aprendizagem ativa de diversos assuntos, como demonstram estudos.

Se você ainda está em dúvida se deve deixar seus filhos entrarem nesse mundo virtual, UOL Jogos preparou uma lista com sete motivos que podem fazer você tomar uma decisão:

1. Melhor com trabalho em equipe

Um dos principais atrativos de “Minecraft” para o público jovem é a possibilidade de compartilhar criações feitas no mundo do jogo com amigos e o resto do mundo. Juntos, jogadores já realizaram feitos incríveis, como uma recriação do mundo de “O Senhor dos Anéis” e uma cópia em escala de todo o território da Dinamarca.

De acordo com um estudo publicado por Paul J. C. Adachi e Teena Willoughboy, da Universidade de Brock, no Canadá, jogos como “Minecraft” estimulam “a proximidade com a família, a dedicação a atividades e o envolvimento com a escola”, além de “fortalecerem a auto-estima”. Tudo isso porque cumprir objetivos dentro do game é mais fácil quando se está cooperando com outras pessoas.

2. Ensina matemática e outros assuntos

Por tratar-se de um jogo de construção com blocos, “Minecraft” ensina para crianças conceitos de matemática e geografia desde cedo. Navegar pelos mundos tridimensionais do game, reconstruindo-os à vontade, é uma atividade que requer foco e grande noção espacial.

O aspecto altamente personalizável de “Minecraft” também permite que ele seja manipulado para ensinar os mais diversos assuntos a jovens alunos, desde história até artes, como a própria Microsoft garante. Até o final de 2016 a empresa lançará “Minecraft: Educational Edition”, uma versão do jogo voltada para professores interessados em utilizar o game como uma ferramenta de ensino em classes de aula.

Atualmente, escolas de mais de 40 países já utilizam “Minecraft” desta maneira.

Leia mais em: http://zip.net/bdsLHp